terça-feira, 12 de junho de 2012

Roma: Hotel Enrica

Chegamos ao hotel já era noite e fomos recebidos pelo pai da Cristina (que foi a pessoa com quem tratamos da estadia), um senhor muito bem-humorado que vale a pena conhecer. Fala um pouquinho de cada língua, até mesmo português. Uma graça! Nós o adoramos! A Cristina também é muito solícita e simpática e dá várias dicas sobre a cidade. É só pedir. A hospitalidade lá é nota 10.

Quarto Hotel Enrica

Infelizmente eu acabei me esquecendo de tirar fotos do quarto, mas posso dizer que é muito confortável e limpo. A melhor cama de toda a viagem na minha opinião! O único problema é o trânsito de Roma, mas isso pra mim não é um grande incômodo pois não acordo fácil.

O hotel tem banheiro privativo nos quartos, o qual está sempre muito limpo também. Para nós o único ponto realmente negativo do hotel foi o chuveiro entre o vaso sanitário e a pia, sem qualquer divisória. O chão ficava muito molhado e não conseguíamos usar o banheiro para qualquer outra coisa logo após o banho. Mas quando voltávamos estava tudo impecavelmente limpo e seco novamente.

O café da manhã, que é servido em um bar próximo ao hotel, é o típico italiano, mas eu amei. Um croissant delicioso doce e uma bebida quente à escolha mais um suco.

O hotel fica bem próximo à estação Termini. Nós andamos tranquilamente com nossas malas de um local ao outro.

Pagamos 280 euros por 3 noites com taxas no Hotel Enrica.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comprinhas no Monoprix em Paris

Antes de começar a detalhar nossa viagem pela Itália vou colocar aqui alguns preços de maquiagens que comprei no Monoprix em Paris.

Produtos comprados no Monoprix
Preços em Euros:
  • Batom Infaillible L´Oreal (Longa Duração) 18,50;
  • Batom vermelho Bourjois 14,99;
  • Gloss Efeito 3d Bourjois 13,25;
  • Contorno de lábios vermelho Bourjois 8,25;
  • Lápis de olho à prova d´água Bourjois 7,99 (não aparece na foto).

Roma - 2º dia: O coliseu e o Foro Romano/Palatino

No nosso segundo dia em Roma compramos o Roma Pass na Estação Termini (Você encontra o local de venda dos bilhetes em um corredor do lado esquerdo da estação. É um pouco complicado achá-lo, mas "quem tem boca vai à Roma").

Pegamos, então, o metrô na estação termini mesmo e nos direcionamos ao coliseu. A fila estava imensa, como de costume, mas com o passe você consegue furar a fila e entra bem rapidinho!

O coliseu é mesmo monumental!

Após a visita ao mesmo fomos ao Palatino / Foro Romano. Há muita coisa para ver por lá... Como nosso tempo era curto, seguimos para a direita em direção ao Foro. Imaginar tudo isso que encontramos de pé e funcionando há tanto tempo atrás é quase... mágico!!!

sábado, 9 de junho de 2012

Roma - 1º dia: Caminho para Roma e um jantar italiano

Mais uma vez saímos atrasados para pegarmos o trem. A nossa sorte foi que pagamos o hotel no dia em que chegamos ao mesmo, pois tivemos que sair literalmente correndo para a estação. Pegamos, então, um trem para Saint-Pierre-des-Corps e lá pegamos o TGV para Roissy (CDG), onde pegamos o nosso vôo para Roma.

Não andamos muito pelo aeroporto CDG mas gostamos muito do que vimos. O banheiro é um espetáculo, muito bonito!

O vôo foi bastante tranquilo e chegou ao destino no horário previsto. Nossas malas foram as primeiras a passarem pela esteira e saímos rapidamente do aeroporto. Nós havíamos comprado na Terravision o transfer para o centro de Roma para mais tarde, mas acabamos conseguindo ir no ônibus anterior.

O trânsito em Roma é realmente caótico. É só buzina, buzina e mais buzina... Descemos do ônibus na lateral da estação termini de Roma e fomos à pé até o Hotel Enrica, onde ficamos hospedados, que não ficava muito longe dali.

Como já chegamos tarde, deixamos nossas coisas no hotel e fomos comer um prato de macarrão em um restaurante próximo de lá, a Taverna Pretoriana, que fica na Via Palestro, 44. Eu comi uma massa ao molho de trufa e o meu marido comeu uma lasanha. Ambas estavam deliciosas. O atendimento só foi um pouquinho demorado. Único ponto contra eles.

Fanta Laranja - muito diferente da brasileira

Lasanha - Taverna Pretoriana

Fettuccine al Tartufo - Taverna Pretoriana

Para ver como foi nossa experiência no hotel Enrica, clique aqui.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vale do Loire - 3º dia: Chenonceaux, Villandry, Langeais, Ussé e Azay-le-Rideau (Parte 2)

Ao chegarmos à Langeais nos deparamos com bandeiras da França, Alemanha e Portugal. Nós não entendemos nada e procuramos na internet. Achamos no wikipedia que Langeais é twinned (geminada) com Eppstein, na Alemanha e Gondar, em Portugal. Fomos, então, pesquisar sobre o twinning. De acordo com o site da European Twinning trata-se de um compromisso de longo prazo entre as partes que deve sobreviver a qualquer mudança política ou dificuldades de qualquer participante. A geminação é a união de duas ou mais comunidades que procuram com o objetivo de enfrentar os seus problemas e desenvolver laços mais estreitos de amizade.  É talvez a forma mais visível da cooperação europeia, com milhares de cidades e vilas declarando orgulhosamente, para todos que entram em seu território, a que comunidades elas estão geminadas.

Sanadas as dúvidas vamos falar do castelo de Langeais. Na verdade existem dois castelos no local: o primeiro, na verdade, apenas uma espécie de fachada, teve sua primeira torre construída em 994, sendo o mais antigo da França; o segundo, teve sua construção ordenada por Luís XI em 1465. Foi lá que ocorreu o casamento da jovem Duquesa Anne de Bretagne, que é retratado em uma apresentação de som e luz.

Interior do Castelo de Langeais

Interior do Château de Langeais
Ponte elevadiça do Castelo de Langeais

Château de Langeais

Torre do Século X - Langeais
 Após essa visita nos encaminhamos à Rigny-Ussé, onde fica o Château d´Ussé, que, segundo a lenda, inspirou Charles Perrault a escrever o famoso conto "A Bela Adormecida". O seu exterior é mesmo digno de contos de fadas. Apenas o marido entrou no castelo. Eu fiquei vendo uma loja de produtos da região que fica ali perto e esperando por cerca de uma hora (ele disse que ficaria só 10 minutos) em um café tomando um chocolate quente para aquecer.

Jardins de Ussé

Pátio do Château d´Ussé

Interior do Castelo de Ussé

Repare no belo trabalho no teto do Castelo de Ussé

Château d´Ussé: o castelo da Bela Adormecida

Partimos, após essa visita, para a cidade de Azay-le-Rideau, onde fica o castelo de mesmo nome, mas ao chegarmos ao local o expediente havia acabado de ser encerrado. Tiramos essas fotos abaixo pelo lado de fora dos portões da propriedade.

Château d´Azay-le-Rideau

Azay-le-Rideau
Ao voltarmos para Tours, deixamos o carro na locadora e fomos até a Pizza Hut para comprarmos uma pizza, a qual comemos no hotel mesmo.

Custos do dia por pessoa em euros:
Aluguel do carro - 66,76 (total)
Croissant em Chenonceau - 1,45
Château de Chenonceau - 11,00
Jardins do Château de Villandry - 6,50
Almoço em Villandry (sanduíche+suco) - 6,50
Château de Langeais - 8,50
Château d´Ussé - 14,00
Pedágio + Gasolina - 17,52(total)
Jantar (pizza + entrada + refri p/2) - 20,00
TOTAL - 152,23

Para conferir o que fizemos anteriormente neste 3º dia pelo Vale do Loire, clique aqui.
Para saber sobre nossa ida para Roma, clique aqui

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vale do Loire - 3º dia: Chenonceaux, Villandry, Langeais, Ussé e Azay-le-Rideau (Parte 1)

Acordamos cedo e fomos na Hertz pegar o carro que havíamos reservado previamente para o dia. Ao contrário dos carros que já aluguei no Brasil em outras empresas, esse estava em perfeitas condições, cheirando a novo.

Seguimos o roteiro que postamos aqui. E acabou dando tudo certo. Entramos errado uma vez, mas percebemos e voltamos. Nada tão complicado, mas é preciso confiar demais no co-piloto. Se puder, leve um GPS. Nos perdemos também no horário e acabamos chegando tarde demais ao último castelo.

O castelo de Chenonceau, primeiro de nossa tour, é conhecido também como Castelo das Damas, pois lá viveram diversas damas, entre elas Catarina de Médicis e Diane de Poitiers. O castelo, que foi construído sobre o rio Cher, é um dos mais belos da região. É um ótimo local para se passar um dia. Além do prédio principal há dois belos jardins ao lado do mesmo, uma fazenda do século XVI, uma horta com mais de um hectare. Há, ainda, alguns restaurantes e área coberta para piqueniques.

Castelo de Chenonceau ao fundo e a Torre dos Marques à frente

Quarto de Diane de Poitiers

A cozinha (Ela é composta por 3 salas - é enorme!!!)

O quarto das Cinco Rainhas

Belo teto do quarto das Cinco Rainhas

Admirando Chenonceau do jardim de Diane de Poitiers

Castelo de Chenonceau e o rio Cher

Após essa visita nos encaminhamos para o castelo de Villandry. Ao chegarmos lá já estava na hora do almoço e aproveitamos para comer um belo sanduíche de salmão em uma lanchonete na entrada do mesmo. Visitamos apenas os jardins, e, assim que saímos para os mesmos começou a cair um temporal. Passou relativamente rápido e continuamos nosso passeio, mas tudo isso acabou influenciando no nosso cronograma.

Villandry foi construindo por volta de 1536. Dizem que o castelo em si não vale muito à pena ser visitado. Eu não posso afirmar nada, pois não visitei o mesmo. Já os espetaculares jardins de Villandry merecem a sua admiração.

Chateau de Vilandry

Castelo de Villandry e a Horta

A Horta de Villandry

O Jardim da Água e ao fundo os Bosques

O Jardim do Sol

O jardim dos Simples
Nesse dia choveu, chuviscou, fez sol, caiu granizo, o céu ficou limpo, nublado... Uma loucura! Esteja preparado para tudo! Entramos com um temporal em Villandry e saímos com um belo sol. Nos encaminhamos, então, para Langeais.

Para continuar a ler nosso tour pelos castelos do Loire, clique aqui.
Para ver o que fizemos no 2º dia no Vale do Loire, clique aqui.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vale do Loire - 2º dia: Amboise, Blois e Chambord (Parte 3)

O ponto do ônibus fica em frente ao Château de Chambord. Como já estava mais do que na hora do almoço paramos em uma lanchonete em frente ao mesmo para comermos alguma coisa. Não encontramos restaurantes.

O Chambord, patrimônio mundial da Unesco, é um dos mais belos castelos da região. Foi idealizado como um retiro de caça por ordens de Francisco I, que viveu apenas 72 dias nesse castelo e não chegou a ver sua obra terminada.

Exterior do Castelo de Chambord

Exterior do Chambord
Talvez uma das coisas mais conhecidas sobre esse castelo seja a escadaria dupla que fica no centro do torreão. Trata-se do entrelaçamento de duas escadas de caracol e, com isso, duas pessoas que utilizem, cada uma, uma das escadas, poderão  se ver através de aberturas, mas nunca se encontrarão no caminho. Há indícios de que Leonardo da Vinci tenha sido um dos inspiradores desse projeto.

Escada entrelaçada de Chambord

Foto tirada no primeiro nível da escadaria de Chambord
O interior do castelo está muito bem preservado. No térreo existe, ainda, uma sala com carruagens que nunca foram utilizadas, sendo que os arreios são Hermès.

Interior do Castelo de Chambord

Dos terraços do castelo você terá um magnifico panorama sobre a propriedade de Chambord, além da possibilidade de ver de perto os telhados que são uma mistura de gótico com a renascença. Espetacular!!!

Terraço de Chambord

Telhados do Chambord

Vista do terraço para a propriedade nacional do Chambord

Chambord
A propriedade inteira de Chambord é do tamanho de Paris intra-muros. Possui 5440 hectares e é, atualmente, o maior parque florestal fechado da Europa. É possível ver javalis pelos 800 hectares acessíveis ao público. Felizmente não vimos nenhum mas ouvimos uns barulhos bem esquisitos.

Após a visita tivemos que esperar o ônibus para retornarmos à Blois. Estava muito frio por lá e tivemos que beber um chocolate quente para nos aquecermos. Ao chegarmos em Blois pegamos o trem de volta para Tours.

Ao chegarmos à cidade de Tours compramos alguma coisa para comermos e fomos para o hotel.

Custos do dia p/ pessoa em euros: